Ouvidoria do MPES realizou mais de 5,5 mil atendimentos em 2015
Em 2015, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou 5.664 atendimentos, dos quais 3.642 (64,3%) foram concluídos. Os demais receberam resposta inicial e aguardam providências, ou são inválidos. A forma de contato preferida pela população do Espírito Santo é a internet: 4.771 manifestações (84,2%) chegaram por meio eletrônico. A Ouvidoria do MPES também realizou atendimentos presenciais: o total anual foi de 88 pessoas atendidas.
Há várias formas de entrar em contato com a Ouvidoria: pessoalmente, pelo telefone (127), pelo formulário eletrônico, por carta ou pelas Promotorias de Justiça dos municípios.
A Ouvidoria tem a função de garantir e dar voz, tanto interna quanto externa, ao cidadão, consumidor e funcionário, para receber reivindicações, elogios, sugestões e críticas. O Dia do Ouvidor é comemorado em 16 de março, de acordo com a Lei nº 764/2007, sancionada em 2012. A data foi escolhida em razão da criação da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) no mesmo dia, em 1995.