Parceria com cinemas da Grande Vitória leva vídeos da coleta seletiva para a população
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), está promovendo ações no Estado para o cumprimento das diretrizes da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a partir de assinaturas de Termos de Compromisso Ambientais (TCA). Recentemente, a partir de parcerias firmadas com os cinemas da Grande Vitória, passou a exibir vídeos informativos de curta duração sobre a importância da coleta seletiva.
Entre várias ações tomadas pelo MPES estão as que visam à gradual eliminação dos lixões no Estado e a recuperação das áreas degradadas. O Caoa também tem como meta aumentar o número de associações de catadores de materiais recicláveis regularizadas, melhorando a capacitação dos catadores para promover a emancipação da categoria e oportunizar trabalho, renda e dignidade para essas pessoas que tratam das primeiras etapas dos processos de separação e reciclagem de materiais. Enfim, o objetivo do Caoa é o desenvolvimento com sustentabilidade e com respeito ao meio ambiente.
Os vídeos exibidos nos cinemas parceiros visam mostrar a importância da coleta seletiva e a forma como a sociedade pode colaborar para manter a saúde e a dignidade dos catadores, evitando o descarte de materiais contaminados, cortantes e fazendo a separação adequada do lixo seco e do lixo úmido.