Reunião extraordinária da Ales discutirá soluções para a emissão de pó preto

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participará da 1ª Reunião Extraordinária com a finalidade de discutir medidas para solucionar a emissão de pó preto no ar da Grande Vitória, agendada pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado estadual Theodorico Ferraço, e pelo presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais da Ales, deputado estadual Rafael Favatto. A reunião será realizada na segunda-feira (07/03), a partir das 12h30, no Plenário Rui Barbosa da Ales, em Vitória.
 
Na reunião, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), vão esclarecer as leis referentes à poluição atmosférica, em especial o Decreto Estadual nº 3463-R/2013, que estabelece metas para a qualidade do ar, com base em critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é saber o que de fato vem sendo cumprido pelas empresas Vale, ArcelorMittal e Samarco.
 
Também será discutida a possibilidade de os demais integrantes do grupo entrarem na Justiça ao lado do MPES na Ação Civil Pública ajuizada em face da ArcelorMittal em 2011, que, entre outros pedidos, prevê a instalação de barreiras de vento que impeçam a dispersão do pó preto.
 
Veja também: